1ª Expo Internacional da Consciência Negra em SP terá moda sustentável, arte urbana e literatura afro-brasileira, com 31 expositores, shows e saraus
Começa neste sábado (20) e segue até segunda-feira (22), a primeira edição da Expo Internacional da Consciência Negra. O evento traz ainda shows de Leci Brandão e Xande de Pilares, além de saraus, exposições, mesas de debate, produtos assinados por artistas negros.
1ª Expo Internacional da Consciência Negra em SP
Entre os expositores trazidos pela Secretaria Municipal de Cultura, destacam-se marcas como a Da Lama. A empresa composta por quatro mulheres negras da periferia de São Paulo trabalham com a confecção de roupas pintadas à mão, assinadas pela artista visual e estilista Laís Da Lama. A marca produz acessórios com as sobras dos tecidos, tornando o ciclo o mais sustentável possível. Na feira, as roupas e acessórios estarão à venda, emoldurados por obras de arte de autoria própria.
Por outro lado, o stand da Favela Galeria de Arte, terá itens como quadros, prints e gravuras. O projeto atua na região de São Mateus desde 2009. Lá existe uma galeria a céu aberto composta por grafites de artistas locais e é mantida pelo grupo OPNI. O grupo organiza passeios monitorados, informando os visitantes sobre os artistas da periferia de São Paulo.
Além disso, o projeto vende obras de arte, organiza atividades como saraus, debates e oficinas. E envolvem também ações sociais, como arrecadação de mantimentos durante a pandemia, doação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade e a parceria com projetos de educação musical na favela.
Leitura e história
Já para os amantes de uma boa leitura, a Expo traz stands como o da Editora Mostarda, projeto criado em 2019 por Pedro Mezette. O objetivo é a publicação de livros especializados em cultura afro-brasileira.
A inspiração veio quando ele trabalhava numa livraria em Campinas, e presenciou um de seus funcionários sendo vítima de racismo, por parte de um cliente que se recusou a ser atendido por ele. Desde então, tem se dedicado a apoiar autores negros e divulgar a história de personalidades negras e povos originários.
Audiovisual
A Spcine participará da feira com um stand cenográfico para a plataforma Spcine Play. Ela poderá ser acessada pelos visitantes por meio de tablets, com materiais como tutoriais e trailers exibidos continuamente num telão.
Por fim, será realizado durante todo o sábado um processo formativo com os projetos participantes do Pitching do Fianb – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil, a ser realizado pela APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro. O Pitching ocorre no domingo de manhã na Praça Victor Civita, e o anúncio dos resultados será feito à tarde, dentro na Expo. A 1ª Expo Internacional da Consciência Negra acontece entre os dias 20 e 22 de novembro no Pavilhão Oeste do Anhembi e a entrada é gratuita. Inscrições pelo site Farol Antirracista.
*Foto: Divulgação