Visita oficial de Marília Marton, secretária de Cultura de SP, começou pelo Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)
A nova secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Marilia Marton, escolheu a cidade de Jundiaí, como primeira visita fora da capital paulista desde que foi empossada pelo Governo do Estado de São Paulo. A seguir, saiba como foi tudo.
Visita oficial de Marília Marton
Além disso, antes da visita oficial de Marília Marton na abertura da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos, a nova titular da pasta de cultura iniciou sua agenda pelo Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), onde foi recebida pelo gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, e diretores.
Frentes de trabalho
Por outro lado, durante a visita por vários ambientes do Expressa, como o Museu Ferroviário, a Sala Jundiaí de espetáculos, o espaço administrativo e a plataforma de desembarque em processo de revitalização, Marília conheceu também detalhes sobre as frentes de trabalho da Prefeitura desde 2017 para a revitalização do local e do novo conceito de ocupação ali implementado. É o que comentou Peroni:
“É muito significativa a escolha da Marilia em visitar Jundiaí, conhecer as frentes de trabalho pela preservação do patrimônio local e pelo incentivo e fomento aos trabalhadores de Cultura e Economia Criativa no Município. Trata-se ainda de uma agenda conjunta importante para o alinhamento de trabalhos futuros, inclusive para a retomada das tratativas iniciadas com a pasta para a instalação aqui no Expressa da ‘Fábrica de Cultura 4.0’, equipamento voltado à produção e valorização de Cultura.”
Por fim, a secretária Marton disse que fez questão de vir para Jundiaí e passar no Espaço Expressa, e notar a preservação desse equipamento histórico da cidade, que será um polo cultural maior ainda.
“Já a Festa da Uva é um dos eventos mais tradicionais do estado de São Paulo e quando falamos de cultura, falamos de história, das nossas raízes. E não há investimento maior na cultura do que conhecermos e recordarmos a nossa identidade. Perdemos isso ao longo do tempo e é muito significativo ver os artistas representando as origens italianas e chegarmos até aqui, na 38ª edição desta festa linda, alegre, em uma cidade maravilhosa. Tudo isso é fruto de muito trabalho e de uma boa liderança do prefeito do Município.”
*Foto: Reprodução