3 sítios arqueológicos, segundo a Prefeitura, foram encontrados nos calçadões do Centro Histórico
A Prefeitura de São Paulo anunciou na terça-feira (29), a descoberta de três sítios arqueológicos nos calçadões do Triângulo Histórico, no Centro da cidade, que passam por reformas desde 2023.
3 sítios arqueológicos
Em relação aos sítios arqueológicos, o primeiro deles está situado na Rua Senador Paulo Egídio. Lá, foram encontradas fundações de edificações que contam a história da primeira metade do século 20, além de fragmentos de cerâmica colonial e portuguesa, possivelmente do século 18.
Na Rua Quintino Bocaiúva, foram encontradas construções do mesmo período e uma estrutura que pode ter integrado um sistema de canalização hídrica, cuja época de construção ainda não foi identificada, afirma o g1.
No terceiro sítio, foram desenterrados antigos trilhos de bondes da companhia Light, localizados na Rua José Bonifácio e na Praça Padre Manoel da Nóbrega. Em nota, a Prefeitura explicou a SPObras notificou o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que já realizou vistorias nos locais.
Reformas
Em janeiro de 2023, a Prefeitura de São Paulo começou uma nova etapa na reforma das calçadas do Centro, com o objetivo de melhorar a acessibilidade e facilitar a manutenção.
Duração da obra
A obra prevê a renovação de 63 mil metros quadrados de calçadas em 23 ruas, substituindo as tradicionais pedras portuguesas, símbolo histórico da região, por placas de cimento. O período de obras deve durar 22 meses e custar até R$ 80 milhões.
Por sua vez, as pedras de calcário e basalto, que são resistentes e permeáveis, exigem constante manutenção. De acordo com a prefeitura, após serem retiradas, elas serão trituradas e reutilizadas na própria reforma. Vale lembrar que elas foram introduzidas em São Paulo em meados do século 20 e largamente utilizadas nos anos 1970.
Fonte: Foto de Roman Lezhnin na Unsplash