Acolhimento de pessoas em situação de rua tem apoio da Assistência Social da cidade e ocorreu ontem (11), quando a equipe de abordagem social realizou uma ação na Praça Dom Pedro
Na quarta-feira (11), a Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe de abordagem social, realizou uma ação de orientação na Praça Dom Pedro com as pessoas em situação de rua. Na ocasião, foram abordados os indivíduos em vulnerabilidade social com o objetivo de orientá-los para os serviços disponíveis em Indaiatuba que cuidam dessas pessoas.
Acolhimento de pessoas em situação de rua – o papel do Creas
Para ocorrer o acolhimento de pessoas em situação de rua, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Indaiatuba oferece diariamente café da manhã e banho para as pessoas que aparecem lá. No entanto, aqueles que optarem, podem inclusive trocar de roupas e solicitarem pelo programa que auxilia o retorno às suas cidades de origem.
Por outro lado, também é responsabilidade do Creas atender famílias em situação de vulnerabilidade social, além de pessoas em situação de rua. O Centro de Referência está situado na Rua José Francisco Tuon, 121, Jardim Santa Cruz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Comunidade Farol também atua no acolhimento
Além disso, a Comunidade Farol também oferece acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, que são encaminhadas pelo Creas. No total, são oferecidas 81 vagas para homens (12 delas estão disponíveis); e 12 vagas para mulheres (5 delas disponíveis).
Apoio da população de Indaiatauba
Por fim, o serviço de Assistência Social faz um alerta para que a população ajude a identificar quem são estas pessoas em situação de rua por meio do telefone do Creas: (19) 3875-9898 / 0800 – 772 7721, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
*Foto: Reprodução