Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai acontecer de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo
A organização de uma das maiores festas literárias da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, será realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Além disso, haverá nove espaços culturais e uma programação com mais de 1.500 horas, voltada às crianças e adultos, com interesses diversos, mas com temas contemporâneos e que abrangem a diversidade em todos os aspectos. São esperados 600 mil visitantes em 10 dias de evento.
Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Segundo a presidente da CBL, Sevani Matos, a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, assim como as demais, será inesquecível para os visitantes. Isso porque, nesta edição, haverá um papel de destaque da liderança feminina, reforçando o compromisso da feira literária com a diversidade.
Arena Cultural
Diana Passy estará à frente da curadoria da Arena Cultural, conectando leitores a autores best-sellers nacionais e internacionais, através de bate-papos e palestras exclusivas. Já o Cozinhando com Palavras terá o chef André Boccato à frente da programação.
Salão de Ideias
Leonardo Neto será o responsável pela curadoria do Salão de Ideias, trazendo grandes nomes que grem discussões atuais com temas de relevância social e cultural.
BiblioSesc
Clivia Ramiro estará á frente do BiblioSesc, ao lado do curador Tiago Marchesano. O espaço é conhecido como a Praça da Palavra e Praça de Histórias, valorizando o livro, além de estimular a leitura.
Este espaço também terá caminhões biblioteca, onde ocorrerão bate-papos, contações de histórias e apresentações artísticas, entre outros formatos, além de estimular a prática da leitura e a formação de leitoras e leitores.
Espaço Infâncias
O Espaço Infâncias trará atividades educativas, como: narração de histórias, oficinas temáticas e atividades de curta duração. Além de um repertório específico para o público escolar de todas as faixas etárias. A curadoria é de Elisabete da Cruz.
Espaço Cordel e Repente
Lucinda Marques, da Câmara Cearense do Livro (CCL), cuidará do Espaço Cordel e Repente. A programação inclui debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas. Haverá também uma carreta palco para as apresentações dos repentistas e recitadores, e editoras de vários estados do Nordeste.
Espaço Educação
Com curadoria de Solange Petrosino, o Espaço Educação promoverá encontros e discussões de temas, como: educação ambiental, inovação, diretrizes públicas, políticas educacionais, o novo ensino médio e sua reforma.
Papo de Mercado
Cassia Carrenho mediará as reflexões sobre temas de interesse dos profissionais do mercado literário e focado na troca de experiências. Ela explica que a Bienal prioriza dá voz a autores, tradutores, revisores, que nem sempre têm espaços para ampliar diálogos.
Sobre a Bienal Internacional do Livro de SP:
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX. Considerada uma das maiores festas literárias da América Latina, o evento reúne autores, editores, livreiros e leitores em um espaço dedicado à celebração da cultura e da literatura.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/arranjo-de-livros-antigos-no-mercado-de-segunda-mao_24238995.htm#fromView=search&page=1&position=52&uuid=e66773e7-93e6-4b71-a98c-1d76dca91e02