Capital Verde Ibero-Americana 2022 é concedido em reconhecimento aos avanços de uma cidade rumo ao fortalecimento e consolidação das áreas verdes e biodiversidade urbana de um município
A cidade de São Paulo recebeu o título “São Paulo Capital Verde l Ibero-americana”, concedido em reconhecimento pelos avanços da cidade rumo ao fortalecimento e a consolidação das áreas verdes e da biodiversidade urbana do município. A entrega foi feita na 3ª Reunião do Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), no fim de setembro.
Capital Verde Ibero-Americana 2022
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, em relação ao título de Capital Verde Ibero-Americana 2022 para a cidade de São Paulo:
“A Prefeitura continua firme com o compromisso de cuidar da questão ambiental. Temos 48,18% da nossa área de cobertura vegetal, então podemos afirmar que São Paulo vem dando exemplo para o mundo e é por isso que agradecemos esse título e continuamos com a nossa missão.”
Além disso, dentre projetos e parcerias internacionais que a cidade tem firmado nos últimos anos com redes internacionais, estão: Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), que Marta Suplicy presidiu, em 2004; Fundação Ellen MacArthur, que tem se debruçado na difusão de projetos voltados à economia circular, sendo que São Paulo tem sido considerada estratégica, ao lado de Nova York e Londres e com a ONU, nas questões ambientais e habitacionais.
Contudo, vale destacar que durante a XIX Assembleia Geral da UCCI, em novembro de 2021, a capital paulista conquistou o título de Capital Verde Ibero-americana de 2022, que foi estabelecido pela UCCI em 2005, para reconhecer as políticas de governos locais que busquem fortalecer e consolidar as áreas verdes e a biodiversidade urbana, como base para avançar na direção de uma cidade sustentável e de obter a presidência do Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes.
Reconhecimento
O título se dá pelas conquistas da cidade de São Paulo no âmbito do verde. Conforme dados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em 2022, cerca de 27,7 milhões de pessoas visitaram os parques municipais, dos quais nove foram revitalizados este ano. Já foram produzidas 836,2 mil mudas nos três viveiros municipais e a meta é alcançar 1,1 milhão, assim como o plantio de 45 mil árvores até dezembro. Foram atendidos na cidade 4.482 animais silvestres.
Por fim, ao longo de 2022, como Capital Verde Ibero-americana, São Paulo lançou Plano de Ação Municipal da Agenda 2030, promoveu a Virada ODS com a proposta de popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda aprovada por 193 países-membros da ONU em 2015, e que é executada pela administração municipal em diversas ações.
*Foto: Reprodução