Coral Jovem do Estado de SP se apresenta sob regência de Tiago Pinheiro hoje e amanhã
Até este sábado (18), os residentes da capital paulista poderão conferir a homenagem do Coral Jovem do Estado de SP a compositoras, no Theatro São Pedro. O grupo faz parte da EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com gestão da organização social Santa Marcelina Cultura, se apresentará às 20h, hoje e amanhã. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia).
Coral Jovem do Estado de SP
O Coral Jovem do Estado de SP conta com regência de Tiago Pinheiro e com preparação vocal de Marília Vargas. O grupo apresentará o programa Mater Música, com obras do repertório erudito e popular, que buscam as ancestralidades do feminino na música. Além disso, canções pontuam diferentes períodos que vão do século XI até o século XXI.
Contudo, a abertura fica por conta de uma composição de Hildegard von Bingen (1098-1179). Ela foi uma das figuras mais fascinantes de sua época. Nasceu em Renânia, na Alemanha e também foi dramaturga, escritora, monja, teóloga, pintora, cientista e botânica.
Outras peças
Todavia, outra peça que faz parte do programa é a de Fanny Mendelssohn (1805-1847) que foi uma pianista e compositora alemã e que tem mais de 400 composições. E há a predominância de cânticos no estilo lied, bastante popular na época. Vale ressaltar que muitos desses trabalhos de Fanny não foram publicados durante sua vida. Mas as que foram precisaram ter relação com seu irmão Felix Mendelssohn como autor.
Pioneiras
Já entre as compositoras pioneiras, o destaque vai para a pioneira Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), com a peça Corta Jaca. Pianista, compositora e regente, ela é autora de peças para piano solo, canções e operetas.
Outra pioneira, Lili Boulanger (1893-1918) foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio de Roma de composição. Da compositora francesa, o Coral Jovem do Estado de SP interpreta La Source.
Por fim, o programa contempla composições ainda de Joyce Moreno, Juliana Ripke, Marília Vargas, entre outras. As apresentações contam com a participação de Bia Nascimento, no violão, e Ingrid Cavalcanti, no contrabaixo.
Transmissões Ao Vivo
Por outro lado, quem não mora em São Paulo poderá conferir a apresentação desta noite pelo canal do YouTube do EMESP.
*Foto: Divulgação