Dia Internacional da Animação engloba mostra de curtas-metragens, exibida simultaneamente no dia 28 de outubro, em várias cidades; entrada é gratuita
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de curtas-metragens de animação com exibições que ocorrem em diversas cidades brasileiras. A programação oficial é formada por uma hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional). Além disso, será exibida simultaneamente em todos os municípios participantes do circuito, no dia 28 de Outubro, com entrada gratuita.
Programação paralela
As cidades participantes também recerão outras mostras, em uma programação paralela. São elas: Mostra Infantil e Mostra Ambiental – ambas compostas por filmes brasileiros. A viabilização acontece por meio da Lei Paulo Gustavo, nos estados de São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas também inclui eventos regionais.
Recursos de acessibilidade
Vale dizer que o acesso de todos ao cinema de animação será possível através de recursos de acessibilidade, como: audiodescrição, legendagem e LIBRAS.
Dia Internacional da Animação no Estado de São Paulo
No Estado de São Paulo será realizado em 55 cidades. Isso inclui a Região Metropolitana, o Litoral e o Interior. A edição passada contou com 19 municípios participantes, o que reflete em um aumento de 189% de alcance, o que reforça o caráter inclusivo do Dia Internacional da Animação.
Confira aqui todos os locais de exibição no Estado de São Paulo.
21 anos de evento
Em 2024, o evento celebra 21 anos.
A primeira edição ocorreu em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de Planeta Terra, filme coletivo de 1986 codirigido por quase 30 animadores. Desde então, as exibições foram atingindo mais cidades em diferentes lugares do país. Atualmente, engloba 200 municípios de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
A data escolhida é em razão de no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud ter realizado a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, através do filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.
Inscrições de curtas-metragens
Neste ano, 164 curtas-metragens de animação brasileiros se inscreveram para exibição nas Mostras Nacional e Infantil. Destes, 8 filmes foram selecionados pelo júri para a Mostra Nacional (programação principal) e 8 para a Mostra Infantil (programação paralela). A coordenação do júri é de Marcelo Marão, formado por diretores e diretoras que tiveram seus filmes exibidos nas Mostras do DIA 2023 – Andrei Miralha (PA), Carol Sakura (PR), Denis Souza (SC), Helena Coelho (RJ) e Tiago Delácio (PE).
A Mostra Internacional conta com um programa de 5 curtas-metragens estrangeiros com filmes vindos da Argentina, Suíça, Canadá, Israel e Colômbia. A escolha foi feita a partir da curadoria do Diretor Marcelo Marão e colaboração de Paola Becco, do Stop Motion Our Fest.
No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características dessa data é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
Todas as mostras têm aproximadamente uma hora de duração.
Fonte: Foto de freepik na Freepik