Apesar da interrupção dos drive-thrus e megapostos de SP, as demais unidades de saúde continuarão com o plano de vacinação; e com a repescagem de quem tem entre 50 e 59 anos e ainda não se vacinou
Nesta segunda e terça-feira (21 e 22), ficarão fechados os drive-thrus e megapostos de SP para aplicação da vacina contra Covid-19. Isso inclui também as farmácias, informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Vale lembrar que a força-tarefa na capital começou com maior intensidade em 21 de maio, com todos os postos abertos para intensificar mais a segunda dose, que não estava tendo procura.
Fechamento temporário dos drive-thrus e megapostos de SP
O fechamento temporário dos drive-thrus e megapostos de SP se deve ao fato de a primeira dose do imunizante já ter sido aplicada em mais de 70% do público, que é de 1,4 milhão de pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos.
Repescagem
Entretanto, nestes dois dias haverá repescagem para quem faz parte desse grupo e, não conseguiu se vacinar ainda. Sendo assim, a vacinação será feita nas 468 Unidades Básicas de Saúde (SUS). E até naquelas que possui um sistema drive-thru, além dos 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e três Centros de Saúde. Sendo assim, haverá um remanejamento das equipes para reforçar o atendimento em toda a rede.
Além disso, mesmo esquema ocorrerá em todas as datas de repescagem do calendário de vacinação escalonado da gestão municipal.
Reabertura
Já na quarta-feira (23), os drive-thrus e megapostos de SP, além dos postos volantes em farmácias, voltarão a abrir. Na ocasião, terá início, de modo escalonado, a vacinação de pessoas de 45 a 49 anos de idade, iniciando pelas de 48 e 49 neste mesmo dia.
Pré-cadastro e página De Olho na Fila
A SMS recomenda que os munícipes façam o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para a imunização e evitar aglomeração.
Além disso, a pessoa ver pelo site página De Olho na Fila o melhor momento de ir a um posto. O portal mostra em tempo real o movimento em cada local de vacinação da capital.
Todas as salas de imunização das 468 UBSs da cidade estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis no site Vacina Sampa. Nele também é possível acessar a relação de todas as UBSs onde tem o sistema drive-thru.
*Foto: Divulgação/Governo de SP