Escolas da Fieb obtém médias satisfatórias principalmente com os impactos provocados pela pandemia da Covid-19
A Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) mais uma vez obteve ótimos resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Mesmo com os impactos negativos da pandemia da Covid-19, estudantes dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e finais (do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental da Fundação apresentaram um desenvolvimento educacional acima da média nacional e estadual. O Ideb indica a qualidade do ensino das escolas de todo o Brasil.
Escolas da Fieb – desempenho
De acordo com o Índice, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, no dia 16 de setembro referente a 2021, o ITB Maria Theodora Pedreira de Freitas (Fieb Alphaville) obteve nota 7,9 no Ensino Fundamental relativo aos anos iniciais, superando a média nacional, que foi de 5,8, e a estadual, de 6,3.
Já em relação à nota dos anos finais do Ensino Fundamental, a Fieb Alphaville cravou 6,4, também acima das médias nacional e estadual.
Além disso, outras escolas da Fieb conquistaram pontuação acima da média. É o caso do ITB Dagmar Ribas Trindade (Fieb Jd. Maria Cristina), que obteve média de 7,3 nos anos iniciais e 6,7 nos anos finais do Ensino Fundamental.
Segundo o Superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro, essa conquista é fruto de um trabalho que sempre buscou alternativas diferentes do padrão comum de ensino, além da dedicação de uma equipe engajada de professores e demais profissionais.
“Temos uma equipe dedicada e comprometida com o melhor. Agradeço sobretudo à confiança e o apoio da Administração Municipal, que sempre está junto conosco para a construção deste enorme projeto chamado Fieb.”
Futuro
Contudo, durante a pandemia, ao contrário do ensino de outras cidades do estado de São Paulo, a Fieb se manteve conectada às demandas educacionais. Neste caso, ela se adequou às matrizes curriculares, conteúdos pedagógicos e materiais didáticos. E ainda reestruturou o Ensino Fundamental em novos pilares, ao introduzir aos alunos metodologias ativas, interdisciplinaridade, competências socioemocionais e recursos tecnológicos integrados.
Em suma, refere-se à construção da sala maker, que insere o estudante na cultura digital, ampliando seu universo de experiências e conhecimento. Tudo isso com a finalidade de garantir a formação de um aluno protagonista, preparado para enfrentar os desafios futuros.
Todavia, também foram promovidas diversas jornadas focadas na formação continuada do corpo docente da Fundação. Um trabalho construído coletivamente, que transformou todo o conhecimento pedagógico adquirido em um processo de aprendizagem e reinvenção contínua.
Sobre o Ideb
O Ideb é calculado e divulgado a cada dois anos e mede a qualidade do ensino das escolas individualmente, das redes de ensino públicas (municipal e estadual) assim como nas escolas da rede privada do Brasil. São adotados critérios técnicos variados como indicador de rendimento, além de avaliações em Matemática e Língua Portuguesa, entre outros.
*Foto: Reprodução