Eventos B2B, segundo a UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), apresenta uma nova edição do Barômetro Eventos B2B
De acordo com um estudo atual, a primeira edição do levantamento, divulgada em março desse ano, apresentou o balanço positivo do segundo semestre de 2022 – considerando o primeiro semestre sem nenhuma influência da pandemia desde 2019.
Eventos B2B em SP
Segundo a última coleta, os mais de 70 associados da UBRAFE – empresas promotoras de eventos, fornecedores especializados e as venues/recintos dos eventos -, com números representando os eventos B2B (Business to Business), ou seja, geração de negócios, que quando atraem mais de 700 pessoas cada um, são considerados de grande porte.
Além disso, os eventos que atraem mais de 5 mil pessoas cada um são classificados como Mega eventos. Contudo, os números deste levantamento da UBRAFE levam em conta apenas os eventos de grande porte e mega.
De acordo com Paulo Octávio Pereira de Almeida (PO), diretor-executivo da UBRAFE:
“A expectativa para 2024 é de ampliar este índice para outras cidades e regiões do Brasil, por meio de novas parcerias e do trabalho das diretorias regionais da UBRAFE recém implementadas.”
E ainda disse que uma análise mais completa e ampla deve considerar outras capitais será capaz de demonstrar o peso do mercado de eventos no Brasil.
Análise de junho/2022 a junho/2023
Os resultados da nova análise anual registraram 1.231 eventos B2B acima de 700 participantes na cidade de São Paulo entre junho de 2022 e junho de 2023, atraindo 8 milhões de visitantes/participantes únicos.
Foram 579 eventos apenas de janeiro até junho deste ano. Do total dos eventos realizados:
- 57% tiveram o foco corporativo (reuniões e seminários de empresas), atraindo 18% do público total;
- As feiras de negócios apresentaram 19% do total, mas conseguiram atrair mais de 70% dos participantes;
- Os congressos e conferências são 24% da quantidade, tendo atraído 11% dos participantes de eventos B2B.
A PO indica também que a análise confirma algumas características do setor de eventos com foco na geração de negócios. Grandes feiras setoriais ainda são a forma mais visível e impactante dos eventos B2B.
Eventos corporativos
Em relação aos eventos corporativos, embora sejam líderes em quantidade, não contam com a mesma visibilidade das feiras assim como os congressos e convenções de vendas. Porém, atraem um público muito qualificado mesmo sendo apenas 11% do seu total.
Já sobre a expectativa da economia da cidade de São Paulo para o segundo semestre de 2023, com base nas projeções em cima do Barômetro, é um impacto econômico de no mínimo R$ 7 bilhões, sendo previsto mais de 700 eventos de grande porte e 5 milhões de visitantes esperados nesses eventos e feiras B2B.
Ativação da cadeia de fornecedores
Os eventos B2B impactam durante o ano pelo menos 52 setores diferentes, incluindo a sua infraestrutura, como hotéis, espaços para eventos, restaurantes, meios de transportes, mão de obra especializada para a produção e gestão dos eventos e feiras, incluindo equipes de produção, montadores de stands, seguranças, recepcionistas, equipes de limpeza etc.
O impacto econômico estimado na capital paulista, causado pelos eventos Business to Business, foi de R$18 bilhões, e isso inclui gastos tanto das pessoas que vivem no estado de São Paulo, (70% do total dos participantes), bem como dos turistas de negócios vindos de outros estados e do exterior, ao todo 30% do total.
Portanto dos 8 milhões de visitantes únicos no período analisado 2,4 milhões de pessoas (30%) tiveram que viajar para a cidade e ativaram toda uma cadeia de hospitalidade e serviços localizada na capital Paulista.
Para o 2º semestre 2023, as expectativas da UBRAFE são de R$ 7 bilhões de impacto econômico na cidade de São Paulo.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/sala-de-espera-com-monitores_992625