5º Expo Fórum Visite São Paulo foi inspirada no tema Conectando Pessoas e Negócios e reuniu 700 profissionais do turismo
O 5º Expo Fórum Visite São Paulo, realizado na quinta-feira (20) no hotel Sheraton São Paulo WTC, na zona sul paulistana, apresentou um panorama das estratégias que estão redesenhando o mapa do turismo brasileiro. O encontro do trade paulista é feito anualmente pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau em parceria com a secretaria municipal de Turismo de São Paulo, a secretaria de Turismo e Viagem do estado de São Paulo e Abear.
5º Expo Fórum Visite São Paulo
A edição deste ano do Expo Fórum Visite São Paulo foi inspirada no tema Conectando Pessoas e Negócios e reuniu 700 profissionais do turismo. Contudo, o novo ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, impossibilitados de participarem presencialmente em função de compromissos em Brasília, prestigiaram o evento por meio de vídeos gravados e exibidos no telão. A programação do encontro reuniu painéis, palestras, exposição de atrativos e destinos paulistas, arte, gastronomia, negócios, lançamento de livro, homenagens e oficinas.
Já o presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, disse que esta edição representa um marco na história do encontro.
“É um evento de conteúdo na parte da manhã, de exposições na parte da tarde e integração entre as pessoas. As pessoas estão muito carentes e precisando de informações de qualidade. E o fórum proporciona justamente esse encontro de gente que está fazendo negócios, desenvolvimento o turismo e fazendo com o que o nosso estado prospere.”
Nova campanha e roadshows
Além disso, a continuidade no trabalho de promoção dos atrativos e destinos do estado é trunfo do trade paulista, constata Toni Sando.
“Estamos seguindo no que a gente investiu nos últimos 4 anos com a campanha São Paulo Pra Todos. O nosso objetivo é manter a força para que as pessoas se associem do Brasil ou qualquer lugar do mundo. A nova campanha de promoção dos atrativos e destinos do estado inicia no trade, depois segue para a grande mídia. A proposta da campanha e dos roadshows no Brasil e no exterior é mostrar aos agentes e operadores a importância de São Paulo no turismo por meio dos atributos que o destino pode oferecer aos viajantes.”
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagem do estado de São Paulo, explicou ao Diário do Turismo que “a nova campanha de promoção de São Paulo será o carro-chefe dos 10 roadshows nacionais e 5 internacionais programados para acontecer no segundo semestre deste ano. O roadshow do destino São Paulo é feito em parceria pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau, o município de São Paulo e a secretaria de estado de turismo”.
Ele ressalta ainda que a nova campanha de promoção do destino paulista apresentados atrativos e destinos turísticos de todo o estado. Ele projetou também um cenário muito positivo para o turismo local com a expansão de eventos e a construção de grandes empreendimentos.
Encontro estratégico
Além disso, Lucena deixa claro que o fórum é o lugar de encontro dos mais estratégicos atores do turismo do estado de São Paulo.
“Aqui temos compartilhamento de dados, informações e experiências, e também prestamos as contas do trabalho que estamos fazendo.”
Na ocasião, o secretário anunciou o lançamento da Academia de Turismo, especializada na educação, capacitação, pesquisas e inovação.
Vídeo do novo ministro
Em vídeo, o novo ministro do turismo afirmou:
“Eventos como esse não fundamentais para promover e desenvolver os nossos destinos turísticos, além de incentivar a troca de experiências de sucesso em todo o setor. O turismo é potente e tem capacidade de representar um novo pré-sal para o Brasil, tanto para a geração de emprego e renda quanto para a transformação de vidas, e esse é nosso compromisso. O Ministério do Turismo está de portas abertas para trabalhar iniciativas de fortalecimento do nosso setor. Contem comigo.”
Também por meio de mensagem de vídeo gravada, Marcelo Freixo disse querer ver o turismo de negócio brasileiro na prateira fundamental dessa agenda no mundo.
R$ 600 milhões em ISS
Por outro lado, o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, ressaltou a relevância do destino São Paulo. Ele disse que a cidade recebeu quase 16,9 milhões de turistas no primeiro semestre de 2023.
“É um número bem significativo. Isso tem sido impulsionado principalmente pelas feiras de negócios e pelos eventos internacionais que a gente está conseguindo trazer para o município, como o The Tower, evento de 5 dias que deve atrair um público de quase 500 mil pessoas.”
Soluções tecnológicas e sustentáveis
Marinho pontuou ainda que a secretaria municipal de Turismo está buscando soluções tecnológicas e sustentáveis. Nessa linha estão ações para preparar os empreendedores do setor de turismo para as inovações, alternativas para que as CITs se tornem mais tecnológicas e sustentáveis e uma parceria com a Turistech Hub para preparar o receptivo da cidade. O secretário municipal de turismo de São Paulo também anunciou que a projeção é arrecadar – até o fim deste ano – R$ 600 milhões em ISS com a realização dos grandes eventos.
A hora e vez dos econômicos
Por outro lado, o cenário hoteleiro foi esmiuçado pelo diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza, que apresentou algumas tendências do setor, como a expansão de empreendimentos econômicos e super econômicos puxados pelos contratos de administração (57%), arrendamento e franquias. Souza indicou ainda queda de 12% na construção de novos hotéis neste ano – reflexo da dificuldade do mercado de elevar as tarifas.
“Eventos como esse revela a importância do turismo como setor econômico, pois ele é visto por aí como um setor marginal. O turismo permite a rápida geração de emprego, renda e mão de obra. O Expo Fórum Visite São Paulo ilumina a importância do setor para o país. O estado de São Paulo tem uma oferta turística extraordinária e as dez melhores rodovias do Brasil. A campanha de promoção do destino é essencial para mostrar essa estrutura rodoviária.”
Memoráveis
O 5º Expo Fórum Visite São Paulo também foi palco de homenagens aos profissionais e empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento do turismo. Por fim, a organização fez um minuto de silencio em memória de Magdala Castro, fundadora da revista Hotelnews e da feira Equipotel, que faleceu no início de julho. O SPCVB também celebrou os hotéis do estado que mais contribuíram com o turismo, como o Hotel Unique, Fasano São Paulo e Pullman Ibirapuera.
*Foto: Reprodução/pixabay.com/pt/photos/s%C3%A3o-paulo-edif%C3%ADcios-urbanos-1206160/