Ferramentas digitais na SMS-SP incluem tecnologias como e-saúdeSP, De Olho na Fila e cirurgias com robótica; todas elas foram apresentadas no debate do evento de cidades inteligente, e já estão disponíveis na rede municipal em São Paulo
O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Maurício Serpa, disse que a luz da tecnologia do século 21 tem solução para tudo. Porém, fazer o serviço chegar na ponta, que é o usuário final, é um desafio importante.
“Precisamos falar de cidades inteligentes integradas para melhorar o tempo de resposta para o cidadão. A saúde teve um crescimento, nos últimos dois anos, o equivalente a 10 anos com as ferramentas de tecnologia utilizadas para acessar diversos serviços.”
Ferramentas digitais na SMS-SP
Além disso, ele destaca que as ferramentas digitais na SMS-SP, como o Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, já está disponível no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na zona sul; a telemedicina, com o consultório digital; o aplicativo e-saúdeSP; o Agenda Fácil; os Centros Especializados em Reabilitação e a Central de Intermediação em Libras (CIL).
Saúde conectada
Por outro lado, o Centro Oncológico Bruno Covas disponibiliza ao cidadão paulistano tratamento de alta complexidade, com tecnologia robótica para auxiliar nas cirurgias, inédita em rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) com capacidade ambulatorial para atender 10 mil pacientes por mês, além de realizar 8 mil exames radiológicos e 450 cirurgias. Desde a entrega, em maio de 2022, mais de 50 mil atendimentos foram realizados no local.
Já a telemedicina, com o consultório digital, possibilita que os pacientes realizem uma teleconsulta com um médico por videochamada, utilizando a estrutura das unidades de saúde. Desde outubro de 2022, quando o piloto teve início, foram realizados 18.265 teleatendimentos. No caso do aplicativo e-saúdeSP tem por objetivo oferecer ao cidadão a integração dos dados clínicos, laudos de exames, informações sobre as vacinas e teleconsultas, reunindo todo o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Atualmente, estão cadastrados 2 milhões e 800 mil usuários, e já houve 15,2 milhões de acessos e 3,6 milhões de downloads.
Por meio do programa Agenda Fácil, o cidadão faz agendamentos na UBSs. O serviço cadastra mais de mil pessoas por dia; tem mais de um milhão de usuários cadastrados e mais de 4 milhões de agendamentos já foram realizados desde a sua criação, em 2017.
A iniciativa De Olho na Fila permite que o cidadão acompanhe o movimento nos postos de vacinação da capital. A ferramenta teve quase 57 milhões de acessos desde seu início em junho de 2021.
CERs
A cidade de São Paulo possui hoje 31 Centros Especializados em Reabilitação (CERs). 18 deles possuem terapia com recursos de realidade virtual para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva de pacientes com desordens neuromotoras. Em cinco dessas unidades há ainda a terapia robótica, um equipamento para reabilitação dos membros superiores de pessoas com deficiências permanentes ou transitórias, que pode ser usado no pós-operatório de membros superiores ou em pacientes com sequelas neurológicas.
CIL
A CIL, um serviço coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, oferece acesso a um aplicativo que faz a mediação entre a pessoa com deficiência auditiva e o intérprete.
Por fim, Serpa pontua que no direito privado faz-se muito pelo bem da empresa e no público o cidadão é o epicentro. Porque do contrário, qualquer projeto já começa fracassado, por melhor que seja.
“No setor público não existe produto de prateleira, não existe solução pronta; cada lugar tem sua necessidade, por isso tem que planejar para aquilo que se quer contratar. Nós temos 1.200 equipamentos de saúde na capital, imagina percorrer cada um. Hoje nós temos 79% da rede conectada alimentando o repositório da Saúde. São avanços que vão trazer melhorias e vai impactar muito na ponta.”
*Foto: Reprodução/Unsplash (National Cancer Institute – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/cQ8FfVNvbew)