Futuro do Carnaval em Campinas teve reunião com grupo de estudo para “definir encaminhamentos em relação ao carnaval e a outras festas públicas”
Na última segunda-feira (29), a Prefeitura de Campinas afirmou que o grupo de estudos da secretaria de Saúde se reuniu na terça (30) com o prefeito Dário Saadi (republicanos). O motivo foi para debater o Carnaval em Campinas em 2022.
Carnaval em Campinas – futuro
Além disso, o encontro ocorreu um dia após a definição conjunta pelo cancelamento da festa na RMC (Região Metropolitana de Campinas). A decisão levou em consideração a ameaça da nova variante da Covid-19, ômicron, que ainda não possui casos confirmados no Brasil.
Por outro lado, ao ser questionada sobre a decisão regional, a administração municipal esclareceu que a reunião com Saadi teve o intuito de “levar um posicionamento, aprofundar estudos e definir encaminhamentos em relação ao Carnaval e a outras festas públicas”.
Cancelamento da festividade em 2022
De forma unânime, os prefeitos das 20 cidades que compõem a RMC decidiram cancelar o Carnaval em 2022 na segunda-feira (29). E a informação foi confirmada pelo diretor-executivo na Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Odair Dias.
Para ele, a restrição é para as festas oficiais, ou subsidiadas pelos municípios. Sendo assim, eventos particulares não devem ser vetados, disse o diretor.
“A RMC cancelou o Carnaval oficial, mas não tem como restringir algo particular. A orientação é de que não aja Carnaval oficial nas cidades.”
Justificativa
Por fim, o argumento para a medida ser unânime foi a falta de alcance da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, e agora do surgimento da ômicron. O Conselho de Desenvolvimento da RMC também confirmou a definição.
*Foto: Reprodução/Renan Lopes/ACidade ON Campinas