Litoral Norte turístico conta com medidas definidas e aprovadas durante encontro com membros do Governo e prefeituras locais e representantes dos setores envolvidos
Na semana passada, o Governo de SP se reuniu com representantes dos municípios do Litoral Norte para apresentar ações para a retomada do turismo nos locais afetados pelas recentes chuvas.
Litoral Norte turístico
Além disso para ter novamente litoral norte turístico, o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, apresentou um mapeamento dos impactos provocados, além de um plano de ação emergencial. E ainda abordar questões como crédito turístico para empreendedores e prefeituras locais e da promoção do destino.
Desenvolve-SP
A Desenvolve-SP, agência de fomento do estado, vai conceder uma linha de crédito de R$ 483 milhões às cidades, empreendedores e ao turismo no litoral para investimentos na recuperação de infraestrutura e empreendimentos da região. Para o setor turístico em todo o Estado, a agência de fomento paulista também disponibilizou R$ 100 milhões em crédito.
Além disso, uma plataforma online da Secretaria já está oferecendo apoio gratuito para a elaboração de projetos e planos de negócios, orientação ao crédito e consultorias individuais, em parceria com o Sebrae-SP.
Campanha de fomento
A Secretaria de Turismo e Viagens de SP também se comprometeu a promover os destinos afetados assim que a Defesa Civil, autoridades de meio ambiente e infraestrutura sinalizarem que não há riscos para visitantes e moradores, assim como comércios e serviços locais. A Secretaria apresentou uma campanha de fomento ao turismo para aquecer a economia local fora de temporada.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, destacou a união dos prefeitos da região e do governo estadual como caminho para superar o momento delicado. A prefeita de Ubatuba, Flávia Paschoal, mencionou ações como o apoio às vítimas e os esforços da Defesa Civil, em parceria com o Governo do Estado.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, abordou a solidariedade dos municípios não afetados, como a própria Ilhabela, que cedeu leitos em seus hospitais e arrecadou mantimentos para a população desalojada.
Já a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, reforçou a ajuda e solidariedade do governador Tarcísio e do secretário Lucena.
Cidades menos afetadas
Por fim, o presidente do Consórcio Litoral Norte e prefeito de Bertioga, Caio Matheus, citou a importância de um plano de retomada que leve em conta também as cidades menos afetadas, como Ilhabela e Bertioga. Já o coronel Henguel enfatizou que algumas localidades, como São Sebastião, ainda se encontram em situação delicada, o que requer cuidado na retomada da atividade turística.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Marcos Assis)