Artesãos são credenciados em SP, qualificados pela prefeitura, que também vai formalizar os participantes como integrantes do MEI – Microempreendedor Individual
Na última quinta-feira (18), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou a qualificação e o credenciamento de mais de 60 artesãos, que passaram a integrar o programa Mãos e Mentes Paulistanas.
A ação ocorreu no bairro Capela do Socorro após três dias de qualificação sobre conceitos importantes do empreendedorismo.
Artesãos são credenciados em SP
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso:
“Ações como essa de credenciamento e integração do Mãos e Mentes Paulistanas são muito importantes para o fomento do empreendedorismo manualista na nossa cidade, que tem o artesanato como uma vocação.”
Ela disse ainda que estas pequenas ações são fundamentais para o processo de retomada da economia.
Parceria
Além disso, a iniciativa foi realizada em parceria com a Rede Asta e Ade Sampa, e ainda credenciou e formalizou cinco artesãos como MEI – Microempreendedor Individual.
Objetivo
O objetivo principal do credenciamento no programa é fortalecer o setor de artesanato. Sendo assim, ele possibilita a geração de renda dos artesãos da capital paulista, por meio de um ponto fixo de vendas de produtos.
Sobre isso, uma das artesãs que participou da iniciativa, Mauriceia Galdencia Medeiros afirmou que após 60 anos de trabalho, acordou acreditando que “ainda dá tempo para tudo!”. Ela disse ainda que o curso a ensinou muitas coisas, e o principal: a saber valorizar seu próprio trabalho.
“Eu fazia com muito amor, mas não sabia colocar preço nas minhas peças. Muito obrigado Mãos e Mentes Paulistanas, por me dar essa oportunidade.”
Projeto Mãos e Mentes Paulistanas
O projeto Mãos e Mentes Paulistanas foi lançado em 2019, com a intenção de melhorar a atividade econômica e social para empreendedores artesanais e manualistas da cidade. além disso, a iniciativa promove várias atividades que fortalecem o ecossistema. E também estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e ao desenvolvimento econômico local.
Cadastramento municipal
As ações incluem: o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos.
Curso de qualificação
Mais de 400 alunos já foram qualificados pelo curso, por meio de conteúdos associados a vendas online, organização financeira, cooperativismo, sustentabilidade, plano de negócios, planejamento de coleção, fotografia de produto, entre outros temas que serão fundamentais para o artesão aumentar suas vendas e destacar o seu empreendimento.
Mas para participar da qualificação é preciso estar habilitado pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas.
Isso porque é justamente o programa quem credencia e habilita os artesãos e manualistas. Basta acessar o credenciamento online pelo Portal 156 ou comparecer as terças-feiras presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Ela fica na Av. São João, 473, 5° andar. Comparecer das 09h30 às 15h30. Por fim, o empreendedor deve levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
*Foto: Divulgação