Marcas turísticas de SP, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens aposta na construção de marcas de identidade para impulsionar o setor e gerar mais empregos nos municípios
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) está investindo na construção da identidade e no posicionamento dos destinos turísticos do Estado por meio da construção de marcas. Para isso, foram analisados os atrativos de cada região, dados do setor e entrevistas em profundidade com o público que visita e mora no local.
Marcas turísticas de SP
Dentre as primeiras marcas turísticas de SP está o Vale do Ribeira. A partir da estratégia “Vem pro Vale”, a iniciativa explora a mística das cavernas e das áreas de preservação ambiental. Isso porque a região oferece atrativos para os mais diferentes interesses, incluindo: praias, parques florestais, cavernas, cachoeiras, rios, trilhas para ciclismo e caminhadas, observação de fauna e flora, pesca, construções e centros históricos, igrejas/templos/rituais/festas religiosas, quilombos, aldeias indígenas e sítios agrícolas.
Raízes do Campo
Em Ribeirão Preto, foi lançada a marca “Raízes do Campo”, que foca na produção artesanal e do agronegócio, associados ao turismo das cidades do norte do estado, na região do Mogiana.
Além disso, como referência em feiras e eventos ligados ao agro, o local entrou também no calendário dos grandes shows de música com atrações internacionais. O parque hoteleiro atende a diferentes públicos, da hospedagem em sítios e ranchos a hotéis cinco estrelas.
Encantos da Cuesta
Já em Botucatu, no mês passado, foi a vez da marca “Encantos da Cuesta” destacar as belezas naturais de municípios situados entre os rios Tietê e Paranapanema: Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel. A Cuesta Paulista é uma região turística que tem como principal ativo as paisagens marcadas pelo relevo formado por encostas rochosas. Os turistas podem desfrutar de atrativos como a represa do Jurumirim, o Gigante Adormecido e a Pedra do Índio com vista para as Três Pedras, com diversas opções de hospedagem, de campings a resorts. Há ainda eventos religiosos e outras formas de exercitar espiritualidade.
Mantiqueira-me
Também no mês passado, em Campos de Jordão, a Setur-SP apresentou a marca “Mantiqueira-me”, que explora o clima frio de montanha e o turismo rural da Mantiqueira Paulista, unindo municípios como Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos. Para quem gosta do ecoturismo, a região oferece opções de aventura, com picos, trilhas e cachoeiras, além do turismo de contemplação, com mirantes estruturados para visitação. A graciosidade das pequenas cidades, onde o comércio e a alimentação se concentram numa rua principal, ganha ainda mais charme com a força da arquitetura e da gastronomia local.
Novas oportunidades de negócios
O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, afirma que o objetivo do lançamento das marcas é expandir o potencial de cada uma das regiões.
“De modo que se tornem mais competitivas, criando vínculos emocionais com os visitantes.”
Lucena diz ainda que o trabalho tem revelado vocações e criado sinergias entre os municípios.
“Em muitos casos, o processo leva a descoberta de novas oportunidades de negócio, consciência sobre o que são e o que desejam.”
Vídeos promocionais
As regiões que já receberam suas marcas também ganharam vídeos promocionais com os principais pontos turísticos dos municípios, além de um guia da marca, um manual com informações estratégicas e diretrizes de como potencializar a comunicação. Para isso, foram entrevistados dezenas de interlocutores regionais, o que inclui gestores de equipamentos turísticos, rede hoteleira e pousadas, restaurantes, guias de turismo e produtores de mais de 40 municípios impactados diretamente pela ação.
Próximos lançamentos
Ainda será lançada a marca “Circuito das Frutas”, com os dez municípios da região metropolitana de SP que se destacam pelos parques temáticos e pela produção de 40% das frutas de mesa consumidas pelo Brasil. A região conta com um turismo marcado pela produção de uvas e vinhos, além de oferecer rotas ciclísticas aos visitantes.
Por fim, outra marca que será lançada é o “Litoral Norte, é natural, é SP”, que coloca em evidência a biodiversidade da Mata Atlântica preservada e algumas das mais belas praias do Estado de São Paulo e do país. Os destinos da região convidam ao relaxamento, à contemplação do mar e da vida marinha, a fauna e flora das montanhas e ilhas.
*Foto: Reprodução/Flickr (Bikesul – flickr.com/photos/25825339@N08/4883057539)