Margens do Córrego Itaim beneficiará mais de 218 mil pessoas; obras devem ser concluídas em janeiro de 2023
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), executa obras para contenção das margens do Córrego Itaim, na Zona Oeste. O prefeito Ricardo Nunes vistoriou os trabalhos na manhã de terça-feira (25), que devem ser concluídos em janeiro de 2023. Nunes ressaltou o seguinte:
“Essa é mais uma das obras importantes que a gente está desenvolvendo na cidade. Só entre 2021 e esse ano foram mais de R$ 1 bilhão que a gente investiu em drenagem, contenção de encostas e canalização de córregos.”
Margens do Córrego Itaim – obras
Em junho deste ano, os trabalhos nas margens do Córrego Itaim começaram. Mas, isso após haver um colapso das margens, que colocava em risco os imóveis do entorno. Além disso, com a chegada do período das chuvas, as medidas adotadas em caráter emergencial pela Prefeitura impediram que a situação se agravasse.
Agora, as obras se concentram num trecho de 200 metros, entre as ruas Cândido Fontoura e Garcia de Souza, o que muda um pouco o cotidiano local. Os serviços compreendem a contenção das margens do córrego com o uso de perfis metálicos, a readequação das galerias de águas e a implantação de aduelas de concreto sob o pontilhão, o que melhora o escoamento das águas do córrego.
Mais obras
De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro:
“Obras iguais a essa, a gente fez mais de 100 intervenções neste ano. No Córrego Itaim temos mais duas intervenções. Na cidade serão 20 a 30 obras.”
Recuperação do trecho da Comunidade dos Piemonteses
Por fim, a obra no Córrego Itaim também contempla a recuperação das margens no trecho da Comunidade dos Piemonteses e, também, entre as ruas Agostinho de Azevedo e dos Piemonteses. Na mesma região, a Siurb já concluiu a recuperação do muro de arrimo do CEI Jardim Arpoador e das margens do Córrego Jaguarezinho.
*Foto: Reprodução/Rodrigo Nagafuti