Moda sustentável na Zona Norte tem ação que se pauta na intenção de qualificar as profissionais e assim promover a geração de renda local
A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para o curso: Moda Sustentável – Criação e Processos. O projeto é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do programa Fashion Sampa, em parceria com as entidades Casa de Criadores e Corpo Rastreado. A ação se pauta na intenção de promover qualificação profissional em moda voltada para estilistas, novos profissionais e marcas de pessoas residentes da zona norte de São Paulo. No total, são 25 vagas para pessoas que atuam neste setor da economia se qualificarem profissionalmente. Além disso, a iniciativa estimula o empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas até 11 de janeiro neste link.
Moda sustentável na Zona Norte
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, a iniciativa de moda sustentável na Zona Norte é uma das principais fontes de renda de milhares de costureiras na capital paulista. Essas pessoas atuam desde a manutenção de peças até a criação de roupas e acessórios.
“O Fashion Sampa foi criado justamente para qualificar estas pessoas para que elas possam potencializar os negócios e dinamizar o setor, contribuindo com a geração de renda e a economia criativa do município.”
Aulas
As aulas serão ministradas pelos estilistas: Alexandre dos Anjos e Jorge Feitosa. Já os temas são variados, tais como: corte e costura, upcycling (reaproveitamento de materiais), sustentabilidade, modelagem, entre outros.
Seleção
A seleção será feita com base em pessoas que já possuam uma qualificação profissional anterior em corte e costura ou estejam aptas para participação, sendo necessário ter habilidades com máquina de costura. Contudo, a escolha das beneficiárias levará em conta a localização, tendo em vista a necessidade de residir na zona norte de São Paulo e a ordem de inscrição.
Fashion Sampa
O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, destinada ao fomento do setor da moda com foco na geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda, além de incentivar a competitividade no setor.
Por fim, o projeto desenvolve ações de qualificação e acesso ao mercado de costureiras e costureiros de São Paulo que residem e atuam em regiões vulneráveis. Ao todo, 64 participantes já foram qualificados em moda, costura e criação no CriaCostura.
Serviço
Datas das Oficinas: de 16 a 20 de janeiro de 2023 (segunda a sexta)
Horário: 13:30 às 18:30 – Carga Horária: 25 horas
Local: CEU Jardim Paulistano R. Aparecida do Taboado, S/N – Jardim Paulistano
Período de Inscrição: 04/01 a 11/01
*Foto: Reprodução