Mostra na Fábrica do Samba, intitulada “Bicentenário: Contado por Enredos e Fantasias”, estreou no mês passado
Com projeto em parceria da Liga das Escolas de Samba e o Governo do Estado, a mostra na Fábrica do Samba busca aproximar o público com o carnaval paulistano.
Mostra na Fábrica do Samba
Com o propósito de celebrar os 200 anos da história da Independência do Brasil, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, tem feito várias ações pelo estado, e uma delas é a mostra na Fábrica do Samba.
Vale recordar que até o fim de 2021 era possível visitar o Espaço Cultural do Carnaval no Sambódromo do Anhembi, na qual foram relacionadas diversas atividades com o carnaval paulistano e atraiu cerca de 10 mil pessoas.
Em discurso, a curadora Lucia Helena frisou que é a primeira vez desde a inauguração em 2016, que a Fábrica do Samba é aberta ao público em geral. Neste ano de 2022, o local foi inaugurado por completo após 10 anos de obras.
Sobre a exposição “Bicentenário: Contado por Enredos e Fantasias”
A Fábrica do Samba conta com uma placa do lado de fora para chamar o público e logo na entrada tem a bandeira das 14 escolas de samba que disputaram o Grupo Especial em 2022.
Já dentro de um barracão, a exposição “Bicentenário: Contado por Enredos e Fantasias”começa com uma aventura bem interessante. Trata-se de 10 ambientes e cada um conta um pouco da história brasileira, que une o carnaval e o samba, representados por sambas em cada sala. Uma curiosidade é que sempre tem perguntas interativas que levam o visitante para ‘respostas’ na sala seguinte.
Além disso, fantasias e peças de alegorias, aproximam o público da realidade de como são esses elementos de perto. Curioso é o modo que aqueles efeitos mágicos são feitos, qual material é? Como funciona? Será possível entender um pouco disso na mostra.
Presença das escolas de samba
As escolas de samba vão marcar presença no espaço aos finais de semana. A estreia contou com a Imperatriz da Paulicéia, escola recém-promovida para o Grupo de Acesso II do carnaval de São Paulo e terá a honra de desfilar no Sambódromo do Anhembi em 2023.
Logo após completar a exposição, os visitantes dão de cara para um palco, é onde a escola de samba fará sua apresentação apenas aos finais de semana.
Surpresas na mostra na Fábrica do Samba
Além disso, a mostra trará surpresas e interações durante esses dois meses. E é esperado que durante a Copa do Mundo tenham ações também!
Apresentações das escolas de samba – cronograma
12/11, sábado
14h: Unidos de Santa Bárbara
13/11, domingo
14h: Amizade Zona Leste
19/11, sábado
14h: Nenê de Vila Matilde
20/11, domingo
14h: Pérola Negra
26/11, sábado
14h: X-9 Paulistana
27/11, domingo
16h: Unidos do Peruche
10/12, sábado
14h: Primeira da Cidade Líder
11/12, domingo
14h: Torcida Jovem
17/12, sábado
14h: Imperador do Ipiranga
Serviço
Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias
Quando: a partir do dia 23 de outubro, de quarta a domingo, das 10h às 17h
Onde: avenida Dr. Abraão Ribeiro, nº 505 – Fábrica do Samba
Quanto: entrada e estacionamento no local, gratuitos.
*Foto: Reprodução