Museu das Favelas vai se inserir na região do Pátio do Colégio em SP, sendo reaberta para visitações a partir do mês de novembro, quando dois anos de instituição
Desde o dia 26 de agosto, o Museu das Favelas está temporariamente, mas em breve será reaberto em novo endereço. Antes, a instituição cultural respondia pelo endereço do Palácio dos Campos Elíseos, e será reaberta para visitações a partir do mês de novembro no Largo Pátio do Colégio, no Centro Histórico da cidade de São Paulo.
Museu das Favelas em novo endereço
Vale destacar que a mudança do Museu das Favelas acompanha a transferência da sede do governo estadual do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, para o centro da Capital.
Já o prédio da antiga sede do Museu será entregue à Secretaria de Justiça e Cidadania. Mas, até a data de reinauguração na nova sede, haverá atividades extramuros em parceria com outras instituições culturais, e que dá continuidade às exposições itinerantes, como Favela em Fluxo, em cartaz em Salvador até 15/9, e Favela é Giro, que fica em Goiânia até 2/10. As duas encerram suas mostras no novo endereço do Museu das Favelas.
Data de reinauguração
Todavia, a data para reinauguração do endereço no Largo Pátio do Colégio ainda não foi divulgada.
Aniversário de dois anos
Em novembro de 2024, o Museu celebra dois anos de trajetória. Até o momento, a instituição que conta a história das favelas de São Paulo e outras comunidades do Brasil, já recebeu mais de 90 mil visitantes, sendo aproximadamente 11 mil estudantes da rede pública e particular de ensino. Neste quase dois anos de operação, foram apresentadas 12 exposições de arte das favelas e periferias em âmbito nacional à população de São Paulo e no restante do país. As mostras puderam ser vistas em formatos virtuais, itinerantes e temporárias, além de mais de 110 ações como cursos, palestras, formações e lançamentos de livros de artistas pretos e periféricos.
O equipamento cultural segue seu trabalho envolvendo pessoas que vivenciam o dia a dia das favelas, nas atividades culturais e educativas, exposições, formações e pesquisa, voltadas para todos os públicos. Em suma, o museu também engloba um espaço de pesquisa, de preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras.
Fonte: Foto de @wirestock na Freepik