Obras de restauro do Museu do Ipiranga seguem para que a reabertura ocorra em setembro de 2022, quando o museu celebrará 200 anos da Independência de 1822
No dia 17 de setembro, jornalistas de outros estados estiveram em São Paulo para observar o andamento das obras de restauro do Museu do Ipiranga. Vale lembrar que o equipamento cultural está fechado desde 2013 e será reaberto para celebrar os 200 anos da Independência de 1822.
Obras de restauro do Museu do Ipiranga – observação dos jornalistas
Os jornalistas foram convidados pelo São Paulo Convention and Visitor Bureau e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). E ainda contaram com o apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. Sendo assim, os profissionais de comunicação puderam conhecer um pouco do futuro novo museu e ver de perto o andamento da obra.
Reforma preservará arquitetura original
Além disso, a reforma vai preservar a arquitetura original, como a fachada, os interiores, as portas e batentes. Na ampliação, foi feita uma escavação em frente ao prédio para a nova entrada, bilheteria, auditório, espaço educativo, café, loja e sala de exposição temporária.
E não para por aí. O espaço também passa por modernização, como nos elevadores, escada rolante e sistema de ar-condicionado. Em 2022, quando for reaberto, terá o dobro do tamanho do museu original.
Fechamento em 2013
Desde 2013, o Museu do Ipiranga encontra-se fechado. O edifício datado entre 1885 e 1890 é tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal. Além de ser considerado o mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do Brasil.
Participantes que acompanharam as obras de restauro do Museu do Ipiranga
Participaram da visita jornalistas dos seguintes meios de comunicação: Tribuna da Bahia, Em Foco Turismo, Lê Notícias, Correio do Povo, Now Boarding, Correio Braziliense, Bahia Notícias e A Crítica.
*Foto: Divulgação