Parque Linear Aristocrata significa que a cidade ganha mais uma área verde; 112º parque da Capital é uma opção de lazer e tem ainda campo de futebol, área verde e de exercícios
A região do Grajaú, na zona Sul, recebeu na última quarta-feira (27), o 112º parque da capital: o Parque Linear Aristocrata. A entrega foi feita pelo prefeito Ricardo Nunes, durante o encontro Prefeitura Presente, em Capela do Socorro. Foram investidos R$ 7,7 milhões em mais uma área verde que, além de uma opção de lazer com campo de futebol e diversos equipamentos, traz um resgate histórico em defesa da igualdade racial.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes:
“Entregar esse espaço para jovens, idosos, homens, mulheres e, principalmente, para nossas crianças, porque temos uma responsabilidade ainda maior. Esse parque tem uma simbologia muito positiva e vou fazer um busto em homenagem ao Mussum, simbolizando a luta contra o racismo.”
Aristocrata Clube
Além disso, o local abrigava um expressivo símbolo de resistência ao racismo na década de 1960, o Aristocrata Clube, formado por médicos, advogados, oficiais de justiça e pequenos empresários negros. Todavia, em 1990, com a redução de sócios, o clube entrou em decadência e a área sofreu sucessivas ocupações irregulares.
O prefeito anunciou ainda que vai desapropriar uma área de mata próxima ao local para ampliar o parque. “Teremos um espaço para preservar o verde, ter um local para fazer suas atividades, trazer a família. E tudo isso num equipamento bem montado e de qualidade”.
Segundo o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena:
“Esse parque é muito especial. Com ele, vamos melhorar o entorno, dar qualidade, sustentabilidade, com uma área de lazer para crianças e idosos. Até o final de 2024 vamos entregar cinco novos parques.”
Estrutura completa do Parque Linear Aristocrata
A infraestrutura do Parque Linear Aristocrata garante aos visitantes um espaço para caminhadas na pista, parquinho, redário, área de exercícios com aparelhos de ginástica, anfiteatro com edifício de apoio, deck e área de sol, quiosque e espaço de pomar. A quadra poliesportiva foi mantida no mesmo local, com o objetivo de preservar as referências históricas.
O campo de futebol passou por obras de drenagem e recobrimento de grama natural, além de execução de alambrado e instalação de redes de proteção. Já o vestiário foi construído para garantir mais estrutura aos atletas. Um painel, em uma das paredes da sede administrativa, reproduz imagens da época do clube. O projeto ainda faz alusão à antiga piscina do Aristocrata Clube, reproduzindo o espaço com um deck.
Natureza exuberante
A área verde também se destaca. São 20 espécies de plantas vasculares e nove são nativas de São Paulo: jerivá, assa-peixe, ipomeia, tapiá-guaçu, cedro, cambuci, jaborandi e embaúba-branca. Há ainda uma infinidade de variedades como sibipiruna, tipuana, falsa-seringueira, eucalipto, mangueira, picão-branco, botão-de-ouro, bananeira, pau-d’água, mamona, leucena e nespereira.
São registrados 37 animais silvestres, 36 espécies de aves e um primata, o sagui. Entre os pássaros observados destacam-se dois endêmicos, com distribuição restrita à Mata Atlântica, o chamativo pica-pau-de-cabeça-amarela e o tímido pichororé. Além disso, há outros visitantes, com hábitos migratórios, vistos apenas na primavera e verão, como o suiriri, a peitica e o caneleiro.
O parque também conta com a presença do papagaio-verdadeiro, o periquitão-maracanã e o pequenino tuim. É um local de reprodução do popular carcará, um dos maiores falcões, que constroem seus ninhos no alto das copas das árvores. Bandos de bico-de-lacre também podem ser vistos se alimentando de sementes de capins que crescem espontaneamente.
Obras do Parque Linear Aristocrata
As obras começaram em julho de 2021 e foram usados recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) e do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI). O parque fica na Rua Cultura Popular x Travessa Particular, Jardim Lucélia.
*Foto: Reprodução/http://bairrosgrandesaopaulo.blogspot.com/p/grajau.html