Pessoas em situação de rua conta com apoio da rede socioassistencial de SP, com quase 22 mil vagas de acolhimento; abordagem social também pode ser solicitada pela Central 156
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), irá intensificar as abordagens sociais às pessoas em situação de rua para enfrentar uma onda de frio prevista para atingir a cidade nos próximos dias. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a chegada de um ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal promete derrubar as temperaturas.
Pessoas em situação de rua na capital paulista
O trabalho que ajuda pessoas em situação de rua em São Paulo é executado pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Elas atuam diariamente em todas as regiões da cidade ofertando atendimentos a adultos, idosos, crianças e adolescentes, alterando um pouco o cotidiano desta população neste período do ano. Além disso, durante as abordagens são ofertados encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial da Prefeitura, assim como às demais políticas públicas do município, com o objetivo de convencer o maior número de pessoas a aceitarem o acolhimento. Sempre que as temperaturas estão iguais ou abaixo de 13°, a SMADS faz a entrega de cobertores para aquelas pessoas em situação de rua que não aceitarem o acolhimento.
Encaminhamento
Já para quem aceita o encaminhamento é direcionado a um dos Centros de Acolhida da rede socioassistencial por um veículo disponibilizado pela SMADS. Atualmente, a administração municipal conta com aproximadamente 22 mil vagas nos equipamentos de acolhimento em modalidades para homens, mulheres, mulheres trans, famílias, idosos, entre outras.
Sociedade pode ajudar
Contudo, a sociedade paulistana também pode ajudar os moradores em situação de rua, solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo. Porém, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.
Rede Socioassistencial
A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina com quase 22 mil vagas de acolhimento para a população em situação de rua em serviços como Centros de Acolhida, Hotéis, Repúblicas para Adultos, entre outros.
Operação Baixas Temperaturas
O decreto para ativar a Operação Temperaturas 2023 será publicado no dia 30 de abril. A partir desta data são estabelecidas diretrizes da ação, que prevê intensificar as abordagens e o acolhimento de pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.
*Foto: Reprodução/Flickr (NP2 Produtora Produtora)