PIU Polo Intermodal Barra Funda entra na fase de elaboração da proposta preliminar; previsão é finalizar o plano urbanístico em 12 meses
Na segunda-feira (22), a SP Urbanismo assinou com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) uma ampliação de prazo para o desenvolvimento de novas etapas do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Intermodal Barra Funda. O termo estipula o período de 12 meses para a finalização do plano urbanístico.
PIU Polo Intermodal Barra Funda
A assinatura ocorreu na sede do Metrô, na região central da cidade. Participaram do ato Cesar Azevedo (presidente da SP Urbanismo), Júlio Castiglione (presidente do Metrô) e Pedro Moro (presidente da CPTM).
Com duração de um ano e possibilidade de prorrogação, o convênio para o desenvolvimento do PIU Polo Intermodal Barra Funda foi firmado entre a SP Urbanismo, o Metrô e a CPTM em maio de 2022. Ele define atribuições aos três órgãos para a elaboração do projeto de intervenção urbana para o entorno do terminal de metrô, trem e ônibus.
Contudo, cabe à SP Urbanismo analisar, nas diferentes etapas, a proposta desenvolvida pelo Governo do Estado; articular consultas sobre o projeto junto às secretarias e órgãos municipais e conduzir consultas junto à população. Já na fase final, a empresa municipal também deverá elaborar projeto de lei ou decreto para a implantação do plano. É o que afirma o presidente da SP Urbanismo.
“Essa é mais uma ação em que a Prefeitura e o Estado estão trabalhando juntos para levar melhor qualidade de vida e melhores serviços à população. Isso é muito simbólico e importante para a cidade.”
Projeto de intervenção
O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Intermodal Barra Funda possui sua origem em uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) apresentada à Prefeitura pelo Metrô e CPTM em novembro de 2020. A consolidação desse documento, após uma série de reuniões técnicas entre os órgãos e a SP Urbanismo, permitiu que, em outubro de 2022, a população fosse consultada, através de uma consulta pública na plataforma Participe+, sobre o desenvolvimento de um estudo urbanístico (Diagnóstico e o Programa de Interesse Público) para a área do entorno do Terminal.
Contribuições da sociedade
As contribuições da sociedade foram sistematizadas e disponibilizadas no Portal Gestão Urbana. Elas auxiliaram a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a decidir pelo prosseguimento do projeto para a região.
Agora, o Metrô e a CPTM estão desenvolvendo a proposta preliminar do PIU, a ser submetida novamente à população por meio de consulta pública, cuja data ainda será definida.
Sobre o PIU Polo Intermodal Barra Funda
Inaugurado em 1988, o Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda é um equipamento estratégico para o sistema de mobilidade nas escalas metropolitana e regional. Localizado no perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB), o equipamento possui potencial para assumir o protagonismo como indutor do desenvolvimento urbano na região.
Atualmente, o terminal abriga as linhas 3 do Metrô, 7 e 8 da CPTM, linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e serviços de ônibus rodoviários. Contudo, nos próximos anos, está prevista a chegada de mais duas linhas da CPTM e do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas.
A expectativa é de que, com estes novos serviços, o local registre um fluxo de 180 mil usuários por dia. Essa questão, associada à característica da região, marcada por áreas originárias de antiga ocupação industrial em processo de transformação, demonstra a necessidade de reestruturação urbana do entorno para se adequar a essa nova realidade.
Por fim, a proposição de um PIU para a região do Terminal é alinhada à estratégia urbanística do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), por meio do aproveitamento das áreas operacionais subutilizadas do próprio equipamento e o adensamento construtivo de seu entorno.
*Foto: Reprodução/Flickr (Valdinno Almeida – https://www.flickr.com/photos/valdinno/16727763690)