Planetário do Carmo abrigará a mostra “Nebula”, com as artes inspiradas em nebulosas com formas similares a de animais
O Planetário Municipal do Carmo – Professor Acácio Riberi, no Parque do Carmo, vai expor obras da artista Sandra Kaffka como fotografias e objetos animados luminosos responsivos, elaborados com seu parceiro João Flesch Fortes.
Planetário do Carmo – exposição
Mas, ao mesmo tempo, o local exibe outra apresentação: “A Lua e suas histórias: passado, presente e futuro” que aborda diferentes aspectos do nosso satélite natural por meio de fotos e projeções. A arte de Sandra estará disponível das 13h50 de amanhã (2) até 26 de junho. Já a exposição da Lua ficará no Planetário do Carmo até o dia 17 de julho.
Inspirações
Contudo, os itens que integram a exibição são inspirados em nebulosas astronômicas identificadas com formas similares a de animais. As luzes emitidas se baseiam nas cores das nebulosas fotografadas por grandes telescópios. Além disso, os trabalhos resgatam capturas científicas e artísticas da luz para propor um olhar de cultura para os corpos celestes.
Os artefatos animados imitam diferentes bichos e, por meio de sensores de movimento, captam gestos e exibem vários efeitos de luz e cor que se refletem no ambiente.
Amanhã à tarde, Sandra e João vão conversar com o público sobre o processo criativo e o aporte tecnológico de suas obras.
Todavia, o dia também marcará uma sessão especial chamada “NEBULOSAS”, que ficará disponível todos os sábados de abril. A sessão mergulha nas lindas nebulosas do nosso imenso universo, enfatizando as que se assemelham a formas de animais.
A exposição sobre a Lua explora a sua teoria de formação, a corrida espacial e a história sobre a Guerra Fria, as próximas missões e cultura e saberes populares sobre o satélite.
Visitação ao Planetário do Carmo
Por fim, a visitação é aberta para todos os públicos em todos os finais de semana, de março a julho, das 14h às 17h. Esta também contará com sessões de cúpula todos os domingos, chamada “Uma Lua Brasileira”.
Serviço
EXPOSIÇÃO: Nebula
Quando: 02/04 a 26/06 aos finais de semana e feriados (15 e 21 de abril);
Horário: das 13h às 17h30;
Público recomendado: público geral a partir de 5 anos.
SESSÃO ESPECIAL: NEBULOSAS
Quando: todos os sábados de abril (02, 09, 16, 23 e 30);
Horário: no dia 02/04 das 15h00 às 15h30 e nos demais sábados das 16h30 às 17h00;
Público recomendado: público geral a partir de 5 anos.
EXPOSIÇÃO: A LUA E SUAS HISTÓRIAS: passado, presente e futuro
Quando: 19/03 a 17/07, todos os finais de semana;
Horário: 14h às 17h;
Público recomendado: a partir de 7 anos;
Entrada gratuita. Sujeito à lotação.
SESSÃO ESPECIAL: Uma Lua Brasileira
Quando: Todos os domingos de abril (03, 10,17 e 24);
Horário: 16h30 às 17h30;
Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos;
Vagas: 100.
*Foto: Divulgação