PrEP na Rua começou na segunda-feira no Tatuapé; amanhã a ação será em Indianópolis e no sábado (23), no Centro Cultural São Paulo
Nesta semana, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza três ações do Projeto PrEP na Rua. A ação começou na segunda (18), na Praça Silvio Romero, no Tatuapé, das 18h às 21h. Amanhã (21) a equipe estará na Avenida Indianópolis (esquina com Alameda Maruás), com serviços disponíveis das 19h às 21h. Por fim, no sábado (23), o encerramento das atividades deste mês de outubro será no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, das 14h às 20h.
Projeto PrEP na Rua – histórico
O Projeto PrEP na Rua é uma iniciativa pioneira que disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV fora das unidades de saúde. Seu lançamento foi em 27 de junho. Ao todo, foram realizadas oito edições, em vários bairros da capital paulista. Por enquanto, mais de 500 pessoas já iniciaram a PrEP nestas ações.
De acordo com a coordenadora de IST/AIDS da SMS, Cristina Abbate:
“O projeto PrEP na Rua tem se mostrado uma estratégia eficaz para a prevenção, inclusive, contribuindo para a redução de novas infecções na Cidade de São Paulo.”
Programa
Entretanto, o programa está disponível no SUS desde janeiro de 2018, tendo como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV. Isso inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).
Dados da SMS
De acordo com dados da SMS, até o dia 13 de outubro, 14.912 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da capital paulista. O índice representa mais de 35% dos registros de PrEPs iniciadas em todo o Brasil.
Requisitos para começar uma PrEP
Os interessados em receber a PrEP nas ações do projeto serão acolhidos por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a prolifaxia. Em seguida é feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). E caso não tenha impedimentos, eles já saem com o medicamento.
Depois de 25 dias, essas pessoas devem se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.
Resultado do teste rápido
Além disso, o resultado do teste rápido, tanto para os que buscam a PrEP quanto para quem deseja apenas realizar o teste para HIV, recebe a notícia por um profissional de saúde em local isolado. Se o teste for reagente, e feito um segundo exame.
Mas se o segundo teste der positivo, a pessoa recebe orientação para buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. Contudo, a equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o começo do tratamento.
Porém, em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.
Serviço PrEP na Rua
PrEP na Rua de 18 a 23 de outubro
Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Quando: 18 de outubro (segunda-feira), das 18h às 21h
Onde: Praça Silvio Romero, Tatuapé (próximo ao metrô Tatuapé)
Quando: 21 de outubro (quinta-feira), das 19h às 21h
Onde: Avenida Indianópolis, nº 2826 (esquina com Al. Maruás, conhecida como Rua dos Leilões)
Quando: 23 de outubro (sábado), das 15h às 20h
Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
*Foto: Divulgação