Preservação do Patrimônio Cultural conta com projeto Educação Patrimonial em Ação, idealizado pelo Iphan-SP e leva apresentações a diversas cidades paulistas
Nos dias 15 e 16 de setembro, a população de Embu das Artes (SP) recebeu as atividades do projeto “Educação Patrimonial em Ação”, idealizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (Iphan-SP) e produzido pelo grupo Bordallo Cultural. Com música, teatro e dança, o trabalho percorre diversas cidades paulistas, compartilhando conhecimento de forma lúdica e incentivando sobre a preservação do Patrimônio Cultural do Brasil.
Preservação do Patrimônio Cultural
O projeto de Preservação do Patrimônio Cultural leva apresentações teatrais gratuitas para escolas públicas e locais históricos tombados pelo Iphan. Quatro regiões de São Paulo recebem as atividades: Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Baixada Santista e capital. O objetivo é envolver tanto estudantes quanto a população geral das cidades na valorização da cultura, história e memória brasileiras.
Programação
Como parte da programação em Embu das Artes, alunos da Escola Estadual João Martins assistiram ao espetáculo “Samba Lenço Rural Paulista”, na sexta-feira (15), às 10h30. No sábado (16), a ação é aberta ao público em geral, com o espetáculo “Dança do Cafezal”, às 17h, no Largo dos Jesuítas. As apresentações são do Grupo Teatro Popular Solano Paulista, e foram seguidas de rodas de conversa com técnicos do Iphan-SP sobre a importância da Educação Patrimonial como ferramenta para preservação da cultura. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Embu das Artes.
Segundo explica o superintendente do Iphan-SP, Danilo Nunes:
“As iniciativas de Educação Patrimonial são essenciais para que as futuras gerações conheçam e valorizem as raízes do nosso País.”
E ainda complementou:
“Nas escolas, temos trabalhado com alunos entre 10 e 15 anos, sempre com uma atração teatral e bate-papo com eles. É uma oportunidade de aprendizagem e diversão, numa jornada única pelo Patrimônio Cultural em São Paulo.”
Atividades realizadas
As primeiras atividades do projeto foram realizadas no mês de setembro, em Santos (SP). Na ocasião, foi apresentado o espetáculo “Menina Rabeca”, da Companhia Burucutu, no Museu do Café. A agenda com as próximas atividades do projeto Educação Patrimonial em Ação será divulgada em breve.
Serviço
Educação Patrimonial em Ação
Espetáculo “Samba Lenço Rural Paulista”
Data: sexta feira, 15/09
Horário: 10h30
Local: Escola Estadual João Martins – Embu
Endereço: Estrada de Itapecerica Campo Limpo, nº 52, Jardim Célia Regia, Embu das Artes (SP)
Para alunos – entrada gratuita
Espetáculo “Dança do Cafezal”
Data: sábado, 16/09
Horário: 17h
Local: Largo dos Jesuítas, em frente ao Museu Embu das Artes (SP)
Aberto ao público – entrada gratuita
*Foto: Reprodução/Flickr (Osvaldo Natal Forcelli – flickr.com/photos/20682333@N02/36991963483)