Programa CreativeSP 2022 levou 73 empresas em 9 missões pelo mundo e acaba de anunciar extensão para o 1º semestre de 2023
Na segunda-feira (12), a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a InvestSP divulgaram o Balanço do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa 2022, além de anúncio da extensão para o primeiro semestre de 2023. O programa tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor de cultura e promover São Paulo lá fora.
Programa CreativeSP 2022
Além disso, o Governo do Estado já investiu no Programa CreativeSP 2022 R$ 5,5 milhões no total de nove missões realizadas entre março e dezembro deste ano, com participação de 73 companhias paulistas.
Empreendedores
Em relação aos empreendedores, eles puderam fazer contato direto com aproximadamente 2.000 possíveis parceiros de quase 100 países, especialmente dos Estados Unidos, Alemanha, Argentina, França, Canadá e Reino Unido, o que pode gerar um total de 6,6 mil novos empregos ao setor. O CreativeSP teve como resultado a projeção de R$ 357,9 milhões em negócios, com efeito multiplicador de U$S 68,3 na conversão da moeda.
Extensão 2023
O programa é fruto da parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. Para a próxima edição, em 2023, estão previstas missões para a SXSW, no Texas; GDC – Game Developers Conference, em San Francisco; ILMC 35 – International Live Music Conference, em Londres; e Festival de Cannes, na França.
Investimento contínuo
Os selecionados contaram com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, e de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsou as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis.
O Creative SP realizou nove missões, que levaram 73 empresas paulistas – selecionadas entre quase 900 inscritos – para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes, na França, Festival Fringe, na Escócia, Gamescom, na Alemanha, Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, Web Summit, em Portugal e Ventana Sur, na Argentina.
Para mais informações, acesse o portal da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e também do site InvesteSP.
*Foto: Reprodução