Projeto turístico na Bahia, batizado de “Avança Turismo Bahia”, envolve capacitação, levantamento da oferta e controle de qualidade dos meios de hospedagem
Um local com muitos atrativos que reúne natureza, patrimônio histórico, vinícolas, observação de aves e turismo ufológico. Todos essas atrações descrevem o Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Tal região vem conquistando prêmios como a mais procurada pelos brasileiros.
Projeto turístico na Bahia
Sendo assim, o projeto turístico na Bahia visa promover a melhoria dos serviços oferecidos aos visitantes. E por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou atividades no município, durante uma semana. Na programação: capacitação, levantamento da oferta e controle de qualidade dos meios de hospedagem, visitas técnicas a atrativos naturais e empreendimentos e estudos de sinalização turística. As ações integram o projeto “Avança Turismo Bahia”.
De acordo com a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme:
“O turismo está crescendo em Morro do Chapéu, e o Governo do Estado iniciou um planejamento estratégico para estruturar o destino. Vamos estimular segmentos diferenciados, como as vinícolas e a contemplação de pássaros, que estão despontando fortemente.”
Cursos de capacitação
Os cursos de capacitação ofereceram a empreendedores e profissionais do turismo conteúdos sobre boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, gestão de serviços, atendimento qualificado, inclusive ao público LGBTQIAP+, e perfil das cidades turísticas.
“Adorei o curso. Ele acrescentou muito na preparação das minhas funcionárias, principalmente, no entendimento, já que o turismo está em expansão na cidade”, elogiou a empresária Moara Chaar, 40 anos, proprietária de um restaurante.
“Gostei da parte de como manipular corretamente os alimentos e, na minha área, aprendi muito sobre a importância da limpeza e higiene”, completou a camareira Ana Alice de Jesus, 50 anos.
A Setur-BA também se reuniu com gestores públicos e privados, para discutir as ações do projeto. “Ficamos felizes com o trabalho que está sendo feito pelo Governo do Estado, porque o município precisa avançar e, com esse apoio, teremos o crescimento esperado no turismo, com a participação de todos”, ressaltou o vice-presidente do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) de Morro do Chapéu, Dailson de Oliveira.
Atrativos
A queda d’água de 98 metros da Cachoeira do Ferro Doido, a Gruta dos Brejões (rota do turismo religioso), com 123 metros de altura e 60 de largura, e o Buraco do Morrão, que inspirou o nome do município, estão entre os atrativos naturais de Morro do Chapéu. O casario colonial da Rua do Fogo e a Igreja de Nossa Senhora das Graças se destacam no patrimônio histórico. Os turistas também podem vivenciar experiências do enoturismo, visitando vinícolas.
Ufologia
Todavia, os primeiros relatos da suposta aparição de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS), na região de Morro do Chapéu, surgiram no século 19. Ao longo do tempo, novas notícias sobre o tema foram aparecendo, atraindo curiosos e pesquisadores. O turismo ufológico é representado na cidade por uma réplica de um disco voador e esculturas de extraterrestres, na praça Porto Cristal.
Outras regiões da Bahia
Vale destacar que cada vez mais a Bahia cresce no setor de turismo no período pós-pandemia e isso envolve outras regiões do Estado. É o caso de Corumbau, por meio do empreendimento Vila Corumbau, comandado pelo empresário Cláudio Salituro. Ele vem promovendo um desenvolvimento local por meio de um turismo consciente que gera empregos na região.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/CxHQxekoEME/?img_index=3