Além disso, Teatro Arthur Azevedo mantém a Zona Leste no roteiro das grandes produções teatrais de São Paulo, como um dos espaços culturais mais tradicionais da Mooca
No último dia 2, o Teatro Arthur Azevedo completou 70 anos de história. Inaugurado em 2 de agosto de 1952, e é uma homenagem ao teatrólogo, jornalista, poeta e contista maranhense Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo. Atualmente, o teatro é um dos espaços culturais mais tradicionais da Mooca e recebe público não só local, mas também de várias regiões da cidade para suas apresentações.
Teatro Arthur Azevedo
Além disso, o público que visita o Teatro Arthur Azevedo é recebido por um grande mural cubista de Renato Sottomayor. A obra de arte visual foi restaurada em 1976 pelo artista Ícaro, e pode ser apreciado logo no hall de entrada. O afresco combina o moderno e o tradicional, simbolizado pela arquitetura tradicional paulistana da década de 1950. E por este fato, a construção foi tombada, em 1992, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Sala multiuso
Nos dias atuais, o teatro municipal da Zona Leste conta com uma sala multiuso. O espaço recebe várias oficinas, eventos e pequenas apresentações. Nos anos de 1976, 2011 e 2018, o local passou por reformas estruturais para adaptação de novas tecnologias e de pequenas correções na infraestrutura da construção. Mas, a maior das reformas foi a de 2011, que trouxe ao teatro tecnologias do século 21 para melhor performance do espaço, que foi reinaugurado em 18 de agosto de 2015, um dia após o aniversário de 259 anos da Mooca.
*Foto: Reprodução