Tremor de terra resulta em evento de magnitude 2.4, identificado pelo Centro de Sismologia da USP; Defesa Civil acompanha o caso
Na tarde de segunda-feira (29), o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) identificou um tremor de terra na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O abalo sísmico, de acordo com o órgão, foi de 2.4, e registrado às 13h41. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o tremor foi sentido pela população de diversas regiões, incluindo as cidades de Osasco, Carapicuíba, além do bairro de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.
Tremor de terra em SP
Os dados sobre o tremor de terra apontam se tratar de um abalo natural. No entanto, conforme a universidade, a possibilidade de o evento ter sido gerado por atividades de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento da região não está descartada.
Defesa Civil
Por sua vez, a Defesa Civil do Estado afirma que é bem pouco provável que o sismo registrado em Barueri possa acarretar em problemas maiores. Tremores de magnitude entre 2 e 3 ocorrem com frequência semanal, pontua o órgão, e costumam passar de modo imperceptível pelas pessoas.
O órgão disse ainda tais tremores naturais, em sua maior parte, se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. Além disso, o tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha, que escorrega em razão das pressões geológicas. Porém, a Defesa Civil segue acompanhando o caso.
Tremor em julho
Vale lembrar que no dia 18 de julho, municípios paulistas sentiram um tremor de terra relacionado a um terremoto de magnitude 7.3, registrado na cidade de San Pedro de Atacama, na província de Antofagasta, no norte do Chile, e próximo da fronteira com Argentina e Bolívia. A cidade fica a cerca de 2,7 mil quilômetros da capital paulista.
Na ocasião, moradores relataram que chegaram a pensar que o prédio fosse cair. Um edifício da Vila Bertioga, na Zona Leste, teve de ser completamente evacuado pelo Corpo de Bombeiros.
Por fim, os especialistas acreditam que a percepção do tremor originado de um sismo tão distante seja raro, porém, não impossível. O Brasil está situado bem no meio de uma placa tectônica, o que contribui para o País não registrar terremotos. Entretanto, por estar na mesma bacia sedimentar que o Chile, foi possível sentir os reflexos do abalo em território brasileiro.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/maos-no-chao-seco-aquecimento-global-e-crise-da-agua_5469308.htm#fromView=search&page=1&position=7&uuid=2154bfe2-c011-43fe-b711-67f574337b01