Turismo nacional tem no estado baiano uma base de crescimento cinco vezes superior à média do restante do Brasil, indica levantamento do IBGE
Na semana passada, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou sua pesquisa mensal de serviços em que fica evidente a liderança do Estado da Bahia no turismo nacional. As informações constatam que o Brasil possui um crescimento de 3,9% no setor turístico em junho de 2024. Enquanto isso, no mesmo período de 2023, a Bahia registrou um aumento significativo de 19,2%, posicionando-se como o estado com maior avanço no setor.
Turismo nacional é celebrado pela Secretaria
De acordo com Maurício Bacelar, titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), os números confirmam que as estratégias adotadas pelo governo baiano foram essenciais para chegar a essa posição de destaque. Sendo assim, o IBGE confirma que o estado está no caminho certo, além de ter a responsabilidade de manter essa posição, avançando com resultados ainda melhores.
Tal sucesso vem da forte atuação do governo em áreas essenciais, como qualificação profissional, promoção do destino, obras estruturantes, e também da captação de novos voos e eventos. Essas ações foram desempenhadas de modo transversal, envolvendo diversas instituições e agentes do setor.
Impacto no desenvolvimento econômico
Vale dizer que o estado baiano também tem priorizado o turismo consciente, envolvendo a população na conscientização de preservar o meio ambiente. E o município de Corumbau, situado ao Sul da Bahia, é prova disso, uma vez que seus moradores se esforçam para manter a região em equilíbrio com a natureza. Entre os que preservam essa parte do estado está o empresário Cláudio Solituro, proprietário da pousada Vila Corumbau, que lidera ações para este fim.
Geração de empregos e negócios
Ao proporcionar um local que pensa no meio ambiente, o crescimento do turismo é uma consequência de ações como esta. Além disso, é capaz de impulsionar a região como destino preferido, gerando empregos e negócios, o que fortalece ainda mais a economia local. Todos esses fatores resultam num desenvolvimento contínuo, que busca manter e expandir os bons resultados nos próximos anos.
Por fim, a partir de uma gestão focada em resultados e parcerias sólidas, a Bahia demonstra que é possível atingir e sustentar o protagonismo no turismo brasileiro, servindo de exemplo para outras regiões do país.
Fonte: Foto de Pedro Truffi Viotti de Almeida na Freepik