Turismo Regenerativo conecta as áreas, comunidades tradicionais; sul da Bahia reúne mais de 30 atrativos e 60 negócios turísticos que, ao se aliarem a Futuri, assumiram um compromisso de buscar atuar a partir de práticas mais sustentáveis
O extremo Sul da Bahia reúne hoje mais de 30 atrativos naturais e culturais e 60 negócios turísticos que, ao se aliarem a Futuri, assumiram um compromisso em buscar atuar a partir de práticas mais sustentáveis. A região abriga algumas das praias mais belas do Brasil que, no verão, recebem milhares de turistas para desfrutar de suas belezas naturais, mergulhar em águas mornas e saborear a gastronomia típica em dias ensolarados, mas vai além.
Isso porque ao pensar não apenas em minimizar os impactos negativos no turismo nesse território, mas também em oferecer opções de experiências e serviços onde os visitantes possam deixar uma marca positiva nos destinos e comunidades locais, a Futuri, aliança entre organizações públicas e privadas, comunidade e governos, lançou um roteiro com experiências mais sustentáveis. Trata-se de uma proposta de imersão de até 26 dias, percorrendo municípios como Caravelas, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras.
Vale dizer também que hoje o sul da Bahia já atrai cada vez mais turistas. É o caso do empreendimento Vila Corumbau, que tem como um dos sócios o empresário Cláudio Salituro. Ele explica que quem visitar a pousada pode colaborar com o desenvolvimento do local, “mas também vai encontrar um dos destinos mais bonitos do sul da Bahia”.
Turismo Regenerativo
Centrado na ideia de fomentar um turismo regenerativo, ou seja, mais sustentável, o roteiro oferece aos visitantes experiências únicas em áreas de conservação e comunidades tradicionais, juntamente com 60 negócios turísticos comprometidos com a sustentabilidade em suas operações.
Tal proposta permite aos turistas uma imersão na cultura e nas maravilhas naturais, tanto no mar quanto na terra, permitindo-lhes realizar um turismo mais justo e mais responsável, causando um impacto positivo e duradouro em cada local visitado. O roteiro foi criado pela Futuri, aliança idealizada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), ONG que atua na região desde 1990, por meio de programas como o Turismo Sustentável, lançado em 2021, e que tem o intuito de mostrar que tanto o meio ambiente como as comunidades que nele vivem podem prosperar mutuamente, por meio de um trabalho que a entidade vem desenvolvendo com as cadeias produtivas locais para que elas aprendam e tenham subsídios para fazer da conservação um ativo importante para o desenvolvimento socioeconômico de seu entorno.
“Em uma construção coletiva que durou quase dois anos, a aliança Futuri lançou um Roteiro Turístico Sustentável e Regenerativo no Extremo Sul da Bahia que percorre sete municípios e oito unidades de conservação federais, oferecendo a oportunidade de uma imersão em experiências autênticas, que honram uma Bahia genuína, onde a natureza, a cultura e as pessoas tecem juntas um mosaico de histórias e encantos únicos, provando que é possível fazer turismo gerando uma distribuição de renda mais justa e fortalecendo a natureza e as comunidades locais”, explica Thaís Guimarães, Coordenadora do Projeto Turismo Sustentável, da Conservação Internacional.
Mapa Interativo
Por fim, integram ao roteiro um Mapa Interativo que traz informações sobre as experiências nas áreas naturais protegidas e sobre os prestadores de serviços aliados à Futuri, que assumiram um compromisso em buscar atuar a partir de práticas mais sustentáveis, além de mini guias para a visitação a essas UCs. Aqui, é importante destacar a flexibilidade do roteiro, que é uma fonte de inspiração para que os viajantes possam se adaptar conforme seu tempo disponível e interesses pessoais. Essas informações estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa que queira planejar sua própria viagem ou de seus clientes, no caso de agentes de viagem, no site do Roteiro Futuri.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/Cd0isSROKjY/