Vacinação e atenção básica, além de tecnologia, gestão de filas e trabalho de prevenção de doenças são alguns dos pontos prioritários para Eleuses Paiva
Na primeira quinzena deste mês, o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, participou da cerimônia de transmissão de cargo. Na ocasião, participaram do evento: o Governador de SP, Tarcísio de Freitas, o Vice-governador, Felicio Ramuth, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari, o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e o ex-secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Neste dia, Tarcísio de Freitas indicou que este será um dos grandes trabalhos desenvolvidos pelo Secretário da Saúde.
“São Paulo sempre foi referência em tudo, em especial em Saúde. Como referência vamos dar um salto tecnológico e levar a telemedicina para a ponta, aumentando a eficácia da Atenção Básica para descomprimir urgências e emergências.”
Vacinação e atenção básica
Já nas palavras do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, que também frisou a importância da vacinação e atenção básica:
“Iremos investir em tecnologias digitais fortalecendo a Atenção Primária em Saúde e a integração com a assistência de Média e Alta Complexidade, promovendo assim a organização de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas. Nosso objetivo é transformar o Estado em referência da saúde digital.”
Parceria entre municípios
Outro ponto importante da gestão será a parceria com municípios.
“Quero aqui reiterar o meu entendimento de que o SUS é tripartite. Temos que trabalhar juntos: estados, municípios e união para alcançarmos um SUS com serviços de qualidade e de forma oportuna. Estamos abertos ao diálogo e ao trabalho conjunto em prol da população de São Paulo.”
Ele pontuou também que os principais desafios na atual gestão na área da Saúde, como a implantação de filas únicas, regionalizadas, terão como o foco inicial os procedimentos oncológicos.
Paiva também falou sobre a preocupação com os leitos inativados e do trabalho de diagnóstico a ser realizado para reabri-los.
Sobre o novo secretário
Eleuses Paiva é médico especializado em Medicina Nuclear e professor universitário na Famerp. Foi presidente da Associação Médica Brasileira, entre 1999 e 2005, e da Associação Paulista de Medicina, deputado federal e vice-prefeito de São José do Rio Preto.
*Foto: Reprodução