Vacinação infantil em Campinas começa em escolas municipais e estaduais, e crianças devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis
Na última sexta-feira (18), a secretaria de Saúde de Campinas informou que planeja para esta segunda-feira (21) o começo da vacinação infantil contra a covid-19 nas escolas.
Vacinação infantil em Campinas
A vacinação infantil em Campinas tem foco primeiramente nas escolas municipais e estaduais, voltada a crianças de 5 a 11 anos.
Em nota na sexta-feira, a pasta afirmou que a abertura da imunização será às 10h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental/Educação de Jovens e Adultos “Oziel Alves Pereira”. O nome da medida é “Campinas Vacina Mais/Escolas”.
Como será o esquema da vacinação infantil em Campinas
Até agora, na próxima semana, estão programadas seis escolas municipais e sete estaduais. Entretanto, outras unidades podem ser incluídas entre segunda e sexta-feira. Isso porque o cronograma ainda está em fase de fechamento.
A imunização será feita pelas equipes dos centros de saúde. Serão vacinadas as crianças que apresentarem a autorização preenchida e assinada pelos pais ou responsável legal e documento com foto. Mas no caso de a criança não ter identificação com foto, deve apresentar a certidão de nascimento e um documento com foto dos pais ou responsável.
A autorização será entregue pela unidade escolar um dia antes da vacinação. No final de 2021, o Campinas Vacina Mais/Escolas vacinou adolescentes de 12 a 17 anos em dez escolas estaduais.
Aviso aos pais
Em contrapartida, a pasta de saúde emitiu um aviso aos pais por conta da baixa adesão de pais na vacinação de crianças. Segundo um balanço divulgado no dia 15, a cobertura é de 36% entre crianças de 5 a 11 anos.
Além disso, a secretaria afirma que é necessário ter um público infantil vacinado maior, pois apenas assim a doença avançará menos neste grupo.
De acordo com Priscilla Bacci Pegoraro, enfermeira e assessora técnica do Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica:
“A gente no início de fevereiro estava com quase 20% da população desta faixa etária vacinada. Nesses últimos 15 dias, avançamos para cerca de 36%. Mas a meta é chegar aos 90%. Para que consigamos proteger essa faixa etária como um todo. Sem isso, ficamos criando espaços onde o vírus pode permear e fazer com que disseminamos ainda mais a doença.”
Programação dia 21
- E.E. Hilda Hilst (Rua Girlane Simões s/nº, Jardim Vista Alegre);
- EMEF Oziel Alves Pereira (Rua Fauze Selhe, 446, Jardim Monte Cristo).
No Estado
A vacinação infantil em escolas foi anunciada nesta semana no dia 16 pelo governo João Doria (PSDB). O estado de São Paulo criou a “Semana E” de imunização.
A iniciativa tem por objetivo elevar a cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos e acontece de 19 a 25 de fevereiro em todo o estado.
Segundo a gestão Doria, as cidades que aderirem poderão vacinar as crianças com apenas um documento de concordância dos pais ou responsáveis, que não precisarão estar presentes no momento da imunização.
*Foto: Reprodução/ Andrew Medichini/AP