Volta das corridas de rua em SP acontece neste domingo (29), seguindo todo os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde
O Parque do Povo sedia neste domingo (29), a volta das corridas de rua em SP. O evento Volta SP 10k integra parte dos 30 eventos anunciados pelo Governo do Estado. Eles servirão de teste para o retorno do cotidiano seguro às atividades do gênero.
Volta das corridas de rua em SP – teste
O evento Volta SP 10k será promovido pela Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABRACEO), com o apoio da Prefeitura de São Paulo e pelo Governo de São Paulo. Além disso, ela seguirá uma série de protocolos de segurança, além de ser obrigatória a testagem prévia dos atletas. Portanto, todos os participantes deverão apresentar teste de PCR negativo 48 horas antes da corrida.
Como será a prova
A volta das corridas de rua em SP vai limitar a participação a 1.200 atletas, com percursos de 5k e 10k. A largada será na Pista Expressa da Marginal Pinheiros, em frente ao Parque do Povo.
Vale reforçar que os atletas terão que usar máscara facial durante toda a corrida. E durante o percurso serão feitas sinalizações para estimular o distanciamento e evitar aglomerações.
Horário de largada
As largadas estão previstas para começar às 7h. O formato será de ondas, com 120 atletas largando por vez a cada 1 minuto. O local da prova será controlado, sendo vetada a entrada de pessoas que não tenham relação com a corrida.
Triagem
No dia do evento, o acesso à corrida será feito mediante uma triagem com aparelho de temperatura infravermelho. Além disso, serão disponibilizados recipientes abastecidos com álcool em gel 70% para higienização das mãos, instalados nos lugares de maior circulação de pessoas.
Monitoramento
Os corredores serão monitorados durante 14 dias após o evento-teste, assim como ocorreu na prova de 2020.
Avaliação do retorno seguro
Contudo, a Volta SP 10k seguirá uma série de diretrizes para avaliação do retorno seguro das corridas de ruas presenciais. Ela será homologada pela FPA – Federação Paulista de Atletismo, por meio da obtenção de alvará e seguirá os protocolos sanitários estipulados pela Secretaria Estadual de Saúde, elaborados pela ABRACEO e apreciado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).
Suspensão em março de 2020
As corridas de rua na cidade de São Paulo foram suspensas no dia 14 de março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Em 2019, foram realizadas 116 corridas de rua na capital com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
*Foto: Divulgação